quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Bongo







Nome científico: Tragelaphus eurycerus isaaci

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Bovinae
Género: Tragelaphus
Espécie: T. eurycerus

Outros nomes:
Mountain Bongo ou Eastern Bongo (inglês)

Distribuição:
África Central e Ocidental. Podem ser observados em estado selvagem na Guiné, Togo, zaire, Quénia e Congo.
Preferem zonas de vegetaçao baixa de arbustos, bambu ou floresta densa, onde se podem camuflar dos seus predadores naturais.

Estado de conservação
Criticamente ameaçado na natureza, numa avaliação de 2008.
Espécie reduzida a pequenos grupos em pequenas regiões isoladas. A causa principal do do quase desaparecimento desta espécie é a caça levada a cabo pelos humanos e a destruição dos habitats também pela intervenção e pressão humana.

Alimentação
Os Bongos são herbívoros, alimentam-se de folhas, flores e pequenos trocos. Já foi referenciada a sua predilecção por madeira queimada.

Maturidade sexual e gestação
A maturidade sexual desta espécie ronda os 20 meses, nessa altura o dimorfismo sexual entre machos e fêmeas é bastante acentuado.
Nesta espécie a gestação dura entre nove meses a nove meses e meio, nascendo em regra apenas uma cria que será desmamada por volta dos 5 meses.

Tamanho e peso
Os bongos adultos medem cerca de 2,10 metros de comprimento e 1,25 metros de altura.
Machos - entre 240 e 40 quilos
Fêmeas - entre 210 e 240 quilos

Longevidade
Estima-se que em estado selvagem os Bongos vivem pouco mais de 15 anos, já em cativeiro podem viver mais alguns anos até perto dos 20 anos. Gostou? então ajude este blog a continuar ao clicar num dos anúncios (publicidade) disponíveis. Obrigado

órix-austral







Nome científico: Oryx gazella

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Hippotraginae
Género: Oryx
Espécie: O. gazella

Outros nomes:
Gemsbok ou gemsbuck(Inglês)
Oryx gazelle (Francês)

Distribuição:São nativos do Botswana, Namíbia, África do Sul, Zimbabué e Angola, onde se julga já estarem extintos. Podem ser encontrados principalmente na savana e regiões semi-áridas.

Hábitos alimentares:São herbívoros alimentam-se de capim, ervas, folhas de acácia, raízes, bolbos e tubérculos.

Estatuto de conservação:Pouco preocupante, embora se possa ter extinto em Angola e em algumas regiões da África do Sul. A principal ameaça à espécie é a caça furtiva. Foram também vítimas dos conflitos armados que eclodiram na segunda metade do século XX na região. Os seus predadores naturais são os grandes felinos da região e as hienas.

Maturidade sexual e gestação:A maturidade sexual da espécie ocorre entre os 18 e os 24 meses.
A gestação dura cerca de 8,5 meses, findos os quais nasce normalmente uma cria, ocasionalmente duas, com cerca de 12,0 quilos. O desmame ocorre por volta dos 3,5 meses e as crias tornam-se independentes por volta dos 4,5 meses.

Tamanho e peso:Medem entre 1,80 e 1,90 metros e podem pesar entre os 180 e os 240 quilos.

LongevidadeEntre os 18 e os 20 anos. Gostou? então ajude este blog a continuar ao clicar num dos anúncios (publicidade) disponíveis. Obrigado

Gnu







Nome científico: Connochaetes taurinus

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Género: Connochaetes

DistribuiçãoTambém conhecido como boi cavalo, o gnu habita uma grande região que vai da zona central do continente africano até ao extremo sul do mesmo.

É dos animais mais bem sucedidos da savana africana. Existem às centenas de milhar, espalhados por vários países, e nem as guerras, que durante dezenas de anos martirizaram esta zona, conseguiram pôr em risco a sua sobrevivência.

Alimentação e hábitosOs gnus são herbívoros e vivem em grades manadas, que pastam livremente pela savana. São uma das presas mais apetecíveis para leões, hienas e cães selvagens africanos, mas são também um dos adversários mais temidos por estes predadores. Um coice ou uma cornada podem ser fatais para o predador, motivo pelo qual os leões respeitam estes animais e, se são mal sucedidos numa primeira investida, evitam atacar segunda vez, pois sabem que o gnu está alerta e que se vai defender ferozmente.
Os predadores optam quase sempre por observar uma manada de gnus e escolher os que são mais vulneráveis, para não correrem riscos. Normalmente, optam pelos animais mais velhos, pelas crias, ou por aqueles que estão feridos.

A Grande migraçãoTodos os anos os gnus sentem o apelo da grande viagem pelo Serengueti. Quando chega a altura desse empreendimento, juntam-se às centenas de milhar e, juntamente com as zebras, partem para a grande caminhada mais para norte em busca de água e pastos mais verdes, onde podem comer em quantidade e melhor alimentar as suas crias.
Pelo caminho ficam muitos, alguns, vítimas dos predadores terrestres, outros, vítimas da longa viagem. Ao passar os rios, os crocodilos, avisados pelo troar de milhares de animais em aproximação, estão em alerta, e se os gnus sentem o perigo e evitam saltar para a água, a pressão exercida sobre os animais da frente pelos que estão atrás é enorme e, sem alternativa, têm de avançar. Aí começa o grande banquete anual dos crocodilos, e logo aí morrem centenas de gnus.

Apesar de todas estas baixas, os gnus conseguem manter as suas populações estáveis, dado o sucesso reprodutivo da espécie.

GestaçãoA fêmea gnu tem uma gestação de aproximadamente 260 dias, da qual nasce, por norma, uma única cria. Só muito raramente acontecem partos múltiplos.

Tamanho e peso
Um gnu pode medir 2,50 m, ter 1,50 m de altura e pesar mais de 250 kg. A sua esperança de vida ronda os 20 anosGostou? então ajude este blog a continuar ao clicar num dos anúncios (publicidade) disponíveis. Obrigado