quarta-feira, 16 de Junho de 2010

Oranda




Outros nomes:Tigerhead no Extremo Oriente.
Origem: China, Japão
Tamanho: pode crescer até 6 - 10 polegadas (15 a 25 cm),
Longevidade: Média de vida é 18 anos

Originalmente criado na China, o Oranda é um dos kinguios mais populares encontrados no mundo ocidental. O capuz é bem desenvolvido no topo da cabeça (região craniana), enquanto nas bochechas e guelras (regiões infra orbitais e opercular)é menos desenvolvido. O Oranda se parece com o Veiltail mas não têm uma longa cauda e tem um capuz como o Lionhead. Mas não é igualmente desenvolvido em todas as três partes (regiões craniana, infra-orbital e opercular) da cabeça.Os Orandas têm uma única barbatana dorsal e as outras nadadeiras são emparelhadas. A cauda é bem dividida e bifurcada.

Variedades de cores :
O Oranda ocorre em vermelho, preto, azul, marrom chocolate, bronze, branco, cálico, vermelho e preto, vermelho e branco e vermelho, preto e branco. As escamas podem ser foscas ou brilhantes. O Oranda Redcap é muito popular no mundo. Este é uma das variedades de cor do Oranda. Mas algumas das suas características especiais tornam esta variedade distinta das outras. Oranda Redcap tem todo o corpo branco, exceto o capuz , que é vermelho cereja.

Aquario/lago:
O Oranda é um peixe resistente e pode ser criado em uma lago ao ar livre. Se os invernos são rigorosos na sua região, é melhor trazer o seu Oranda para dentro de casa. Cada Oranda exige de 60 a 75 litros de agua. O peixe não nasce com o capuz, ele cresce entre a idade de 3 meses a 2 anos. Limpeza adequada e regular do aquário e boa qualidade de água são necessárias para o crescimento do capuz.
A ausência de manutenção leva à infecção por bactérias e fungos. Assim, este peixe não é recomendado para iniciantes.
Pode-se utilizar cascalho arredondado de rio e plantas naturais resistentes ou artificiais de seda. Plantas de plástico e ornamentos com pontas podem facilmente machucar o peixe.

Temperatura:
Oranda pode sobreviver bem em entre 18 -23 graus C.

Natação:
O Oranda irá nadar principalmente no nível médio da água. Não colocá-los no mesmo espaço de peixes de natação mais rápida, como o Cometa e Shubunkin.

Alimentação:
Tal como outras variedades de kinguios, o Oranda come bastante. Você deve colocá-los numa dieta variada, que inclua rações em bastões,flocos, legumes, camarão e bloodworms. Coloque algumas plantas no fundo do lago ou tanque para o seu Oranda ter um suplemento vegetal. Evite utilizar alimentos vivos, pois podem induzir infecção parasitária. Alimentá-los com 30 % de proteína na dieta para aumentar o desenvolvimento do capuz

Reprodução:
Estes peixes são fáceis de reproduzir. As fêmeas põem entre 800 a 1.000 ovos

Companheiros:
companheiros para o Oranda são os Ranchu, Lionhead, Moor e Pearlscales.Gostou? então ajude este blog a continuar ao clicar num dos anúncios (publicidade) disponíveis. Obrigado

6 comentários:

  1. Tenho um oranda branco com a barriga muito negra e gorda será femea?

    ResponderEliminar
  2. a barriga preta nao e um sinal mas o facto de ser gorda pode ser um tente ver se ao pe da cauda existe um ponto branco se sim e porque esta gravida

    ResponderEliminar
  3. e se nao tiver o ponto e dificil ver se e femea

    ResponderEliminar
  4. como eu sei que é femea ou macho ?
    minha ou meu red cap tem umas manchas bem clarinhas vermelhas nas nadadeiras
    OBS. éla ou ele é um (a) red cap !
    éla ta gravida ? e se for ele ?

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde David, você sabe onde consigo matrizes de Kinguios?

    Favor responder para rodrigoneponuceno@gmail.com

    ResponderEliminar