quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Orangotango







O orangotango (cujo nome vem de duas palavras da língua malaia que, juntas, significam "pessoa da floresta") é um animal quadrúpede da ordem dos primatas que vive nas florestas da Indonésia e da Malásia.
Têm entre 1,10 e 1,40 m de altura, o que os faz a segunda maior espécie de primata do mundo.
Não existem muitos interesses comerciais em caçar os orangotango, entretanto a ocupação humana nas áreas florestais de Sumatra e Bornéu colocou os orangotango na lista de animais ameaçados de extinção. Segundo os cientistas, restam pouco mais de 100 000 orangotango no mundo, sendo que o rápido crescimento do ritmo de devastação permite fazer a previsão que a extinção da espécie ocorrerá em algumas décadas.
Os orangotango são animais territorialistas, para demarcar território o macho dá um grito estrondoso que avisa os outros orangotango para não entrarem em seu território. Os machos adultos são pouco sociáveis, e procuram as fêmeas uma vez por ano, na época da seca. Uma característica sexual notável é o crescimento de "abas" nas laterais da fronte e no pescoço dos machos maduros, o que lhes dá um aspecto bastante peculiar.
As fêmeas vivem em grupos, mas aparentemente sem a mesma hierarquia encontrada em outras espécies de antropóides. Os filhotes nascem após nove meses de gestação, passando a ficar agarrados aos pelos longos das costas da mãe. No ambiente silvestre, a taxa reprodutiva é baixa, o que contribui ainda mais para o risco de extinção.
curiosidades:-Somente 2% dos genes dos orangotango são diferentes dos genes dos seres humanos; -Os orangotango acasalam frontalmente; -Não apresentam pelo no rosto; -As fêmeas aprendem como cuidar dos filhotes com as fêmeas mais velhasGostou? então ajude este blog a continuar ao clicar num dos anúncios (publicidade) disponíveis. Obrigado

2 comentários:

  1. Como pediu já estou a seguir este blog e devo dizer que gostei muito. Parabéns!

    Pequeno Zoólogo http://pequenozoologo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Aardvark 1 Needs More Space8 de outubro de 2010 às 10:14

    Gostei da última foto! rsrsrsrs!!!!!!11onze!!!!!
    animalwiki.com
    www.oricteropo.wikia.br (eu acho q é assim) o endereço do meu site wik!!1

    ResponderEliminar